DAS NECESSIDADES FORMATIVAS À AVALIAÇÃO DE UM GUIA DE ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS PARA ACESSIBILIDADE PEDAGÓGICA DE ESTUDANTES SURDOS

Autores

Resumo

Esta pesquisa tem como tema a formação de professores na perspectiva inclusiva direcionada aos estudantes surdos. O objetivo geral é avaliar um guia de orientações didáticas voltado à acessibilidade pedagógica para estudantes surdos. Tem como problema de pesquisa: de que maneira um guia de orientações didáticas, voltado à acessibilidade pedagógica para estudantes surdos, atende as necessidades formativas na Educação Superior? Para realização da pesquisa, escolhemos a pesquisa do tipo colaborativa e, para interpretação dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo. Participaram da pesquisa, 2 acadêmicos surdos, 5 professores da educação superior e 6 Tradutores e Intérpretes da Língua de Sinais – Língua Portuguesa (TILSP). Como principais resultados, os participantes afirmaram que o guia apresenta de forma clara e objetiva orientações para o trabalho pedagógico com estudantes surdos, e apresenta uma contribuição para apoio ao planejamento dos professores e acessibilidade comunicacional com os intérpretes. De tal modo, salientaram a relevância do material ser utilizado como suporte à inclusão, mas indicaram a necessidade de promover encontros formativos para exemplificar possibilidades didáticas e acrescentar recursos didáticos que possam ser utilizados em sala de aula.

Biografia do Autor

Clesiane Moura Bastos

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e em Letras Libras pela Faculdade Santo André (FASA). Participante do Projeto de Extensão e Pesquisa “LIBRAS em todas as mãos”. Membro do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Educação Inclusiva e Acessibilidade Pedagógica da Amazônia (GPAM).

Jacqueline Lidiane de Souza Prais

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente pela UNIR, Campus Ariquemes. Líder do GPAM. Coordenadora do Projeto “LIBRAS em todas as mãos”.

Marina Santana dos Santos

Mestra em Educação. Licenciada em Pedagogia. Especialista em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais. Tradutora e Intérprete de Língua de Sinais e Vice-Coordenadora do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Especificas (NAPNE) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes. Membro técnico no GPAM.

Downloads

Publicado

2024-10-09

Edição

Seção

CONIEN