A DESMITIFICAÇÃO DO CONCEITO DE CIENTISTA

Autori

  • Rosangela Alves Ferneda
  • Mara Fernanda Parisoto

Abstract

Diante dos avanços tecnológicos a ciência e os cientistas ganham cada vez mais uma importância vital para a manutenção da sociedade, impulsionados pelos avanços que contribuem para o progresso e o bem-estar da humanidade. Nesse intuito, o presente artigo objetivou conhecer as visões iniciais de alunos dos 6º anos sobre os cientistas e desconstruir as perspectivas estereotipadas sobre esse conceito. A pesquisa foi realizada com 5 atividades diversificadas. Após a análise dos resultados observou-se que antes da intervenção, os alunos demonstraram uma visão estereotipada dos cientistas, que foi verificado quando indagados sobre o que é um cientista. Todavia, após as aulas de intervenção foi notável uma redução da visão estereotipada dos cientistas. Portanto, torna-se evidente que, após a intervenção, os alunos foram capazes de reformular e enriquecer sua percepção dos cientistas, tal fato deve-se principalmente à contribuição significativa dos recursos utilizados, os quais desempenharam um papel fundamental na desconstrução das concepções prévias que os alunos possuíam sobre os cientistas.

Biografie autore

Rosangela Alves Ferneda

Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Mara Fernanda Parisoto

Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Pubblicato

2024-10-09

Fascicolo

Sezione

CONIEN