EQUIPE MAKER STEAM: UMA METODOLOGIA ATIVA PARA UMA APRENDIZAGEM CRIATIVA

Autori

Abstract

Este artigo é um recorte da dissertação de mestrado intitulada “Equipe Maker Steam: uma metodologia ativa para uma aprendizagem criativa” e tem como objetivo principal apresentar uma metodologia ativa inspirada nos princípios da cultura Maker e da metodologia STEAM (acrônimo formado pelas iniciais, em inglês, de ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter interventivo ancorada no método da cartografia, que busca mapear processos subjetivos, visando tornar visíveis os encontros, as interações e experiências durante a investigação, o que permite ao pesquisador explorar e integrar-se aos diversos territórios potenciais do estudo. Para produção dos dados da pesquisa, foi realizada uma oficina com estudantes universitários e as cartografias resultantes mapearam as potencialidades da metodologia em fomentar uma aprendizagem criativa, colaborativa e interdisciplinar. Esta experiência de pesquisa originou o produto educacional “Equipe Maker Steam – explorando o aprendizado criativo e prático em sala de aula”, uma sequência didática que oferece aos professores um roteiro para implementação da metodologia em sala de aula.

Biografie autore

Kleverton Robson da Silva Cordovil, Instituto Federal do Pará / Campus Belém

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior da Universidade Federal do Pará. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Pará.

Cristina Lúcia Dias Vaz, Universidade Federal do Pará

Doutora em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior da Universidade Federal do Pará.

Pubblicato

2024-10-09

Fascicolo

Sezione

CONIEN