PRODUTO EDUCACIONAL PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO NO MOVIMENTO DA PESQUISA

Autori

  • Vanessa de Fátima Custódio Dambros de Carlos
  • Maria Lucia Panossian

Abstract

educacional voltado à formação de professores de matemática, vinculado à pesquisa de doutorado profissional desenvolvida na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). As reflexões são sustentadas pela Atividade Orientadora de Ensino, que se fundamenta nos princípios do Materialismo Histórico e Dialético, na Teoria Histórico-Cultural e na Teoria da Atividade. Articulado à pesquisa, que visa a compreensão dos docentes sobre os conceitos matemáticos, o produto se constitui em um material destinado a professores e formadores. Seu propósito é contribuir na organização de espaços de formação docente com foco no estudo do movimento histórico-lógico e na compreensão dos conceitos matemáticos. Alicerçado nos pressupostos teóricos, o material foi sendo elaborado, desenvolvido e validado ao longo da pesquisa, com participantes do projeto Oficina Pedagógica de Matemática (OPM). Em 2022, um protótipo do produto foi integrado às ações da OPM na UTFPR-Curitiba para que os participantes contribuíssem com dúvidas e reflexões sobre a produção. Com a incorporação das sugestões, o produto passou por modificações e foi implementado nas ações da OPM de 2023 em São Bento do Sul-SC. Esse processo de constituição e validação do produto educacional tem como objetivo que o material corresponda à realidade objetiva das salas de aula e contribua para momentos coletivos de formação alinhados com ações de ensino voltadas ao desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes.

Biografie autore

Vanessa de Fátima Custódio Dambros de Carlos

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR.

Maria Lucia Panossian

Prof.  Dra. do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR.

Pubblicato

2024-10-09

Fascicolo

Sezione

CONIEN