CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE UM CURSO DE MATEMÁTICA ACERCA DE APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA
Abstract
Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo que trata da formação inicial de professores de matemática, e teve como objetivo compreender as concepções de estudantes de um curso de matemática acerca de aprender e ensinar matemática. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, com questões elaboradas a respeito das histórias individuais dos participantes, no âmbito de suas respectivas relações com a Matemática, e questões tratando das concepções dos participantes sobre ensinar e aprender matemática. Para a ocorrência das entrevistas, foram feitos convites a alunos(as) que estavam no terceiro ou no quarto ano de um curso de licenciatura em matemática de uma universidade pública do estado do Paraná, e 12 aceitaram o convite. As gravações das entrevistas foram transcritas para constituírem o corpus da pesquisa, que foi analisado com base na Análise Textual Discursiva (ATD). Nesse processo de análise, emergiram duas categorias: Concepções sobre o Ensino de Matemática e a Concepções sobre a Aprendizagem de Matemática. Essas categorias proporcionaram algumas compreensões sobre o que significa, para estudantes de um curso de matemática, aprender e ensinar matemática. Os resultados evidenciam que os participantes, apesar de já estarem cursando a metade final de um curso de licenciatura em matemática, ainda não apresentam concepções consistentes a respeito do que significa ensinar e aprender matemática.