INVESTIGANDO AS ARTICULAÇÕES ENTRE OS PROBLEMAS DE PESQUISA E OS REFERENCIAS TEÓRICOS NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Abstract
Este trabalho buscou investigar a articulação entre os problemas de pesquisa propostos por profesores da educação básica em seus trabalhos de pesquisas de conclusão de curso de especialização em Ensino de Ciências e os referenciais teóricos mobilizados por estes professores para conseguirem responder a tais problemas. Para tanto, nós fizemos um levantamento dos trabalhos de conclusão de curso defendidos como critério para aprovação no curso de especialização. Os títulos, resumos e palavras-chave dos 91 trabalhos foram lidos e tabulados em uma planilha de Excel, sendo posteriormente analisados. Nossos resultados mostram que houve uma variedade de referencias utilizados na elaboração das investigações. Outro aspecto encontrado é que os profesores articularam esses referencias teóricos com seus objetivos de ensino e pesquisa, percebendo-se uma predominância do Ensino por Investigação, CTS e QSC como principais referencias teóricos usados. Isso denota uma atitude reflexiva, o que pode ser considerado como promisor para a formação continuada.