ABORDAGENS DE HISTÓRIA EM LIVROS DIDÁTICOS E POSSÍVEIS INFLUÊNCIAS NAS VISÕES ACERCA DA MATEMÁTICA

Autori

  • João Henrique Lorin
  • Fábio Alexandre Borges
  • Agnaldo Sexto Junior

Abstract

A história da matemática tem o potencial de ser um importante recurso didático para o ensino e a aprendizagem. Quanto ao livro didático, sabemos que esse ainda é uma ferramenta bastante utilizada pelo sistema educacional brasileiro, e também uma das possíveis fontes de história da matemática adotadas pelos professores em sala de aula. Com esta pesquisa, buscou-se analisar o modo com que a história da matemática se apresenta em livros didáticos, isto é, o objetivo foi discutir possíveis influências de fragmentos de história da Matemática em livros didáticos, na disseminação de crenças e visões distorcidas acerca da Matemática. Para isso, foram adotados referenciais que tratam de concepções a respeito das ciências, em especial da matemática, como por exemplo slogans sobre a matemática, visões deformadas da ciência e a teoria do desenvolvimento científico não exclusivamente linear. Foi realizada uma análise das inserções históricas da matemática de uma coleção de livros didáticos. Quanto à análise propriamente dita, foram classificadas as inserções selecionadas de acordo com suas características e formas de apresentação e abordagem da história da matemática. Como resultado, foram identificadas crenças e visões distorcidas que podem ser reforçadas por meio dessas inserções, e ainda, destaca-se que a consciência dessas visões não adequadas em abordagens de história da matemática nos livros didáticos é um importante passo para criarmos estratégias que vão se contrapor a tais visões com o intuito de se evitar concepções equivocadas a respeito da matemática.

Biografie autore

João Henrique Lorin

Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) campus de Campo Mourão.

Fábio Alexandre Borges

Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Agnaldo Sexto Junior

Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) campus de Paranavaí, Brasil.

Pubblicato

2024-10-09

Fascicolo

Sezione

CONIEN