JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM INTERATIVA
Abstract
Esse relato de experiência docente tem como objetivo descrever e analisar a elaboração e aplicação de um jogo didático como parte final de uma sequência didática sobre os sistemas do corpo humano. Esta sequência foi aplicada a duas turmas do 8° ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal de São Caetano do Sul, SP, como parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. O relato detalha as etapas do jogo, suas regras, impressões, resultados e possíveis melhorias. Ele se concentra em dois aspectos principais: a descrição da proposta do jogo (tema, regras, divisão de grupos e apresentação da dinâmica) e a análise das situações durante a aplicação. Durante a intervenção, os alunos foram divididos em grupos e instruídos a escolher um tema da sequência didática, elaborando perguntas com respostas compostas por uma única palavra ou composição. Essas perguntas foram sorteadas para os outros grupos, que tentaram chegar a uma solução. Utilizou-se um modelo de jogo da forca para visualizar o progresso do jogo. Em resumo, o jogo da forca aplicado no contexto de aprendizagem pode se mostrar uma estratégia útil, especialmente se forem considerados cuidadosamente o tempo de aplicação, a divisão de grupos e o feedback fornecido pelos docentes.