OBJETO DE APRENDIZAGEM COMO RECURSO DA LOUSA DIGITAL NA EXPLORAÇÃO DE FRAÇÕES
Abstract
Neste artigo trazemos a descrição de um produto educacional e os procedimentos estabelecidos para sua apresentação e exploração junto a um grupo de dez estudantes de uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental de um colégio da rede estadual de ensino. As atividades que compõem este objeto de aprendizagem “Monte uma Fração” foram exploradas pelos estudantes por meio do uso de um recurso tecnológico – a lousa digital – que proporcionou a interatividade entre eles e o conteúdo matemático frações. A pesquisa teve como objetivo investigar se o uso desse objeto de aprendizagem por meio da lousa digital seria capaz de propiciar a interatividade e a interação, criando um ambiente de aprendizagem colaborativo. Fizemos opção por uma abordagem qualitativa de investigação por estar relacionada à forma com que os dados foram obtidos no decorrer das aulas de matemática no Ensino Fundamental (em contraturno). Os dados foram coletados por meio de gravações em vídeo, gravações essas que foram posteriormente transcritas e analisadas. Como resultado do processo analítico pudemos destacar indícios de interação e interatividade por intermédio da simulação planejada para uso na lousa digital como um recurso tecnológico em sala de aula, além de ter proporcionado aos estudantes um ambiente colaborativo de aprendizagem.