ASPECTOS PEDAGÓGICOS E TÉCNICOS-ESTÉTICOS NA PRODUÇÃO DE AUDIOVISUAL SOBRE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS DO CURSO DE FÉRIAS “FORMA, FUNÇÃO E ESTILO DE VIDA DOS ANIMAIS”
Abstract
Este artigo apresenta análises de aspectos técnicos-estéticos de produção de audiovisual sobre Aprendizagem Baseada em Problema (ABP) em um Curso de Férias denominado “Forma, Função e Estilo de Vida dos Animais” em um município do interior do Estado do Pará. As construções dos dados foram por meio de produção audiovisual envolvendo problemas sobre comportamento dos peixes, e depois trabalhada a partir de uma análise de conteúdo qualitativo de questionário aberto aplicado a seis professores monitores (P1... P6) e dois especialistas em audiovisual (E1 e E2). Os resultados revelam que os aspectos técnicos-estéticos do vídeo retratam as etapas da ABP como, formação do grupo tutorial, definição do problema, geração de hipóteses, descrição do desenho experimental e socialização, sendo avaliada pelos professores monitores e especialistas como positiva e satisfatória. A relevância deste produto está na evidência da Pedagogia Visual como metodologia de ABP, na perspectiva de orientações sobre a importância da visualidade na Educação em Ciências.