MACROTENDÊNCIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Resumo
Neste estudo realizamos uma análise nos trabalhos publicados sobre Educação Ambiental (EA) em 2019 no XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e no VIII Congreso Internacional sobre Formación de Profesores de Ciencias em 2018. O objetivo foi analisar quais macrotendências da EA são evidenciadas nas pesquisas relacionadas a formação de professores de Ciências. Adotando a análise documental, efetuamos uma observação nos títulos dos trabalhos utilizando o descritor: “Educação Ambiental” e após, realizamos a análise de conteúdo para a organização das unidades de análise que foram estipuladas por meio das três macrotendências, a unidade UR 1.1 Conservacionista foi elaborada para identificar trabalhos relacionados a princípios conservacionistas de natureza em prol de nossa sobrevivência; a UR 1.2 Pragmática, serviu para identificação de trabalhos baseados no individualismo comportamental de cada sujeito perante a EA e a UR 1.3 Crítica apoiou-se na identificação de trabalhos sobre as problematizações e contradições dos modelos de desenvolvimento da sociedade. No XII ENPEC o resultado referente as macrotendências, foi em uma razão proporcional de: Conservacionista 4:6, Pragmática 1:6 e 1:6 relacionado a EA Crítica, já no VIII Congreso Internacional, o resultado foi em uma razão proporcional de: Conservacionista 1:5, Pragmática 4:5 e nenhum de EA Crítica. Concluímos que o baixo percentual da EA Crítica pode estar relacionado a falta de entendimento sobre seus princípios, tornando recorrente a incorporação de macrotendências Conservacionistas de EA, por apresentarem uma abordagem em que a identidade, a cultura e os aspectos sociais dos sujeitos não precisam necessariamente estarem articulados.