PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS JOVENS E ADULTOS PARA PERMANECER NA EJA (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) DO 1° AO 5° ANO

Autores

  • Quitéria Regina Gonçalves Faculdade Estácio de Sá- FAESO
  • João Carlos Pereira de Moraes Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo analisar as compreensões de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre o processo de escolarização nesta modalidade de ensino, bem como seu impacto em sua vida pessoal e profissional. Para atender esse objetivo, realizamos entrevistas com seis alunos matriculados e frequentes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na modalidade EJA, numa escola da rede municipal de ensino de Ourinhos, São Paulo. Como resultados, notamos que os principais interesses e necessidades dos alunos na procura da EJA é relativo a vida profissional, a procura de novos empregos, mais rentáveis. Alegam também almejarem conhecimento para melhor entendimento e inserção social. Quanto ao impacto de estar frequentando a EJA ainda é pequeno frente aos interesses dos estudantes.

Biografia do Autor

Quitéria Regina Gonçalves, Faculdade Estácio de Sá- FAESO

Licenciada em Pedagogia (FAESO)

João Carlos Pereira de Moraes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Doutor em Educação (USP).

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Publicado

2022-12-07

Edição

Seção

Revisão Teórica