A CONVOCAÇÃO PEDAGÓGICA E A FLUÊNCIA TECNOLÓGICO-PEDAGÓGICA EM UMA PROPOSTA DE CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Abstract
Como propor um curso de formação de professores com tecnologias digitais no Ensino de Ciências que envolva a teoria e prática? Esse artigo apresenta como produto educacional a proposta do curso intitulado “a Convocação Pedagógica como caminho formativo da fluência tecnológica-pedagógica”. A Convocação Pedagógica contribui como metodologia de ensino que parte das especificidades do sujeito que aprende, de seus desejos e intencionalidades, de acordo com o contexto e a partir de uma situação concreta e; possibilita diferentes experiências, reflexão e análise das ações pedagógicas singulares e coletivas dos professores. A fluência tecnológico-pedagógica é o conceito base para a proposta de curso apresentada, a fim de que sejam contemplados aspectos técnicos e pedagógicos de maneira articulada e integrada. Essa proposta de curso traz como objetivos: contribuir com a formação dos professores no Ensino de Ciências para que os mesmos aprendam selecionar os recursos digitais necessários para realizar a atividade que pretendem desenvolver; e proporcionar momentos de reflexão e troca de experiências entre os envolvidos explorando as possibilidades e sugestões na prática da docência em Ciências.