A CONVOCAÇÃO PEDAGÓGICA E A FLUÊNCIA TECNOLÓGICO-PEDAGÓGICA EM UMA PROPOSTA DE CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Daniela Veiga de Oliveira Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Resumo

Como propor um curso de formação de professores com tecnologias digitais no Ensino de Ciências que envolva a teoria e prática? Esse artigo apresenta como produto educacional a proposta do curso intitulado “a Convocação Pedagógica como caminho formativo da fluência tecnológica-pedagógica”. A Convocação Pedagógica contribui como metodologia de ensino que parte das especificidades do sujeito que aprende, de seus desejos e intencionalidades, de acordo com o contexto e a partir de uma situação concreta e; possibilita diferentes experiências, reflexão e análise das ações pedagógicas singulares e coletivas dos professores. A fluência tecnológico-pedagógica é o conceito base para a proposta de curso apresentada, a fim de que sejam contemplados aspectos técnicos e pedagógicos de maneira articulada e integrada. Essa proposta de curso traz como objetivos: contribuir com a formação dos professores no Ensino de Ciências para que os mesmos aprendam selecionar os recursos digitais necessários para realizar a atividade que pretendem desenvolver; e proporcionar momentos de reflexão e troca de experiências entre os envolvidos explorando as possibilidades e sugestões na prática da docência em  Ciências.

Biografia do Autor

Daniela Veiga de Oliveira, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2005) e em História pela Universidade Cesumar (2021) Pós graduada em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Castelo Branco (2007) e Pós graduada em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2011). Pós graduada em Gestão Educacional na Universidade Cesumar (2020) e cursando Licenciatura em História na Universidade Cesumar (2020). Atualmente supervisora de uma Escola de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Bagé. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento Educacional. Acadêmica do Mestrado em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), sendo orientada pela professora Ana Carolina de Oliveira Salgueiro Moura..

Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa, Campus Dom Pedrito/RS. Possui Pós-doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2016, bolsista PNPD/CAPES). Possui Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (2015, bolsista da CAPES), mestrado em Educação Ambiental (2004) e graduação em Oceanologia (2000), todos pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Licenciada em Pedagogia (2015) pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR. É líder do Grupo de Pesquisa Coeducar: Aprender em ação, Metodologias de Ensino e Formação de Professores (UNIPAMPA) e integrante do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Tecnologia - EaD-TEC (FURG).Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, aprender em ação: ativo e criativo, tecnologias digitais na educação e  educação a distância, produção de material didático digital e metodologias de ensino.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Edição

Seção

Produtos Educacionais