UMA PROPOSTA DE MAPEAMENTO EM PERIÓDICOS NACIONAIS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS

Authors

  • Natany Dayani de Souza Assai
  • Viviane Arrigo
  • Fabiele Cristiane Dias Broietti Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná.

Abstract

Mapear os temas e aspectos abordados por pesquisadores em diferentes tipos de produções científicas, como teses, dissertações e artigos constitui-se uma prática comum no ambiente acadêmico. Contudo, em muitas destas pesquisas nas quais o objetivo consiste em listar algumas ideias centrais sobre tal temática ou sobre determinado objeto de investigação, não há descrições minuciosas acerca do delineamento metodológico explicitando a escolha dos documentos, bem como os critérios de busca e sistematização das produções. Nesse contexto, o presente artigo denotaum movimento pormenorizado de busca, sistematização e seleção de periódicos nacionais da área de Ensino de Ciências ressaltando como esta sistemática pode ser utilizada para realizar levantamentos de artigos publicados sobre uma dada temática. Trata-se de uma proposta de sistematização para auxiliar pesquisadores a selecionar periódicos como uma forma de aprofundar o conhecimento em um campo de pesquisa. Vale destacar que o movimento descrito não é absoluto podendo ser ajustado dependendo das especificidades do pesquisador ou de forma a atender aos propósitos da investigação. Ao longo do artigo busca-se apresentar o percurso de sistematização e seleção de periódicos conferindo transparência nos critérios, mostrando ao final, exemplos de levantamentos de artigos publicados acerca de algumas temáticas como forma de validar este movimento. 

Author Biographies

Natany Dayani de Souza Assai

Doutoranda em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Londrina, PR – Brasil.

Viviane Arrigo

Doutoranda em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Londrina, PR – Brasil.

Fabiele Cristiane Dias Broietti, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná.

Professora e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora adjunta do Departamento de Química da mesma instituição. Londrina, PR – Brasil.

Published

2018-07-03

Issue

Section

Revisão Teórica