UMA PROPOSTA DE MAPEAMENTO EM PERIÓDICOS NACIONAIS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores/as

  • Natany Dayani de Souza Assai
  • Viviane Arrigo
  • Fabiele Cristiane Dias Broietti Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná.

Resumen

Mapear os temas e aspectos abordados por pesquisadores em diferentes tipos de produções científicas, como teses, dissertações e artigos constitui-se uma prática comum no ambiente acadêmico. Contudo, em muitas destas pesquisas nas quais o objetivo consiste em listar algumas ideias centrais sobre tal temática ou sobre determinado objeto de investigação, não há descrições minuciosas acerca do delineamento metodológico explicitando a escolha dos documentos, bem como os critérios de busca e sistematização das produções. Nesse contexto, o presente artigo denotaum movimento pormenorizado de busca, sistematização e seleção de periódicos nacionais da área de Ensino de Ciências ressaltando como esta sistemática pode ser utilizada para realizar levantamentos de artigos publicados sobre uma dada temática. Trata-se de uma proposta de sistematização para auxiliar pesquisadores a selecionar periódicos como uma forma de aprofundar o conhecimento em um campo de pesquisa. Vale destacar que o movimento descrito não é absoluto podendo ser ajustado dependendo das especificidades do pesquisador ou de forma a atender aos propósitos da investigação. Ao longo do artigo busca-se apresentar o percurso de sistematização e seleção de periódicos conferindo transparência nos critérios, mostrando ao final, exemplos de levantamentos de artigos publicados acerca de algumas temáticas como forma de validar este movimento. 

Biografía del autor/a

Natany Dayani de Souza Assai

Doutoranda em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Londrina, PR – Brasil.

Viviane Arrigo

Doutoranda em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Londrina, PR – Brasil.

Fabiele Cristiane Dias Broietti, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná.

Professora e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora adjunta do Departamento de Química da mesma instituição. Londrina, PR – Brasil.

Publicado

2018-07-03

Número

Sección

Revisão Teórica