AS MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS E AS POLÍTICAS DE CONTENÇÃO: O DIREITO HUMANO DE MIGRAR VERSUS O FORTALECIMENTO DAS FRONTEIRAS TERRITORIAIS

Autores

  • Luiza Ferreira Odorissi Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
  • Clóvis Gorczevski Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i38.1822

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Estado, Fronteiras, Migrações.

Resumo

Na contramão da proteção dos direitos humanos e, a partir de uma lógica protecionista e excludente, os Estados-Nação buscam formas de barrar as migrações internacionais por meio do enrijecimento e militarização das suas fronteiras. Como metodologia, utiliza-se o método dedutivo, partindo-se do estudo da formação do Estado para a compreensão dos deslocamentos humanos. Como método de procedimento o histórico e a técnica de pesquisa a documentação indireta. Assim, por meio do presente estudo, evidenciou-se que a compreensão do migrante como “estranho” amedronta a soberania dos Estados e, impede a concretização do direito humano de migrar e a não garantia dos direitos humanos supostamente inerentes a todos.

 

Biografia do Autor

Luiza Ferreira Odorissi, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Doutoranda em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC; Bolsista CAPES; Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC.

Clóvis Gorczevski, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Doutor em Direito pela Universidad de Burgos (2002); Pós-doutor pela Universidad de Sevilla (2007) e pela Universidad de La Laguna (2011); Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1984); Professor da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.

Downloads

Publicado

23-12-2022

Como Citar

Odorissi, L. F., & Gorczevski, C. (2022). AS MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS E AS POLÍTICAS DE CONTENÇÃO: O DIREITO HUMANO DE MIGRAR VERSUS O FORTALECIMENTO DAS FRONTEIRAS TERRITORIAIS. Argumenta Journal Law, (38), 387–404. https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i38.1822

Edição

Seção

Artigos