O DIREITO PENAL E O PROCESSUAL PENAL SOB A ÉGIDE DE UMA JURISDICIONALIDADE NO ESTADO CONSTITUCIONAL DE DIREITO

Autores

  • Sandro Lúcio Dezan Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e Escola de Direito da Universidade do Minho (UMinho), Braga, Portugal.
  • James Guerra Junior Centro Universitário de Brasília (UniCEUB)
  • Ricarlos Almagro Vitoriano Cunha Faculdade de Direito de Vitória (FDV)

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i39.2660

Palavras-chave:

Constitucionalismo Contemporâneo, Poder Judiciário. Processo Penal Contemporâneo, Direito Penal, Teoria da Pena.

Resumo

O presente artigo, a partir do método dedutivo, objetiva fomentar um debate sobre o protagonismo do Poder Judiciário que repousa sua legitimidade no Constitucionalismo Contemporâneo, em contexto de uma sociedade de crise, pautando-se na efetividade dos direitos garantidos na Constituição Federal e no poder de interpretação constitucional para a tomadas de decisões que envolvam direitos fundamentais. Sob esses vértices, apresenta-se o Processo Penal Contemporâneo como instrumento do Estado Constitucional e Democrático de Direito à inserção dos valores indiretamente normativos, axiomáticos, e, por corolário, dos direitos e garantias fundamentais, buscando agir com mais flexibilidade na persecução da verdade processual penal, de forma a atender melhor aos anseios constitucionais contemporâneos da sociedade, à função do direito penal e à teoria da pena, com vistas a promover uma atenção para a relevância da problemática em questão e a teoria da Proteção Social, evidenciando a necessidade de compreensão da nova teoria da pena e, assim, a dimensão de um direito penal como instituição indispensável ao desenvolvimento social.

Biografia do Autor

Sandro Lúcio Dezan, Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e Escola de Direito da Universidade do Minho (UMinho), Braga, Portugal.

Professor Titular de Direito Administrativo da Graduação, do Mestrado e do Doutorado em Direito do Centro Universitário de Brasília. Doutor em Ciências Jurídicas Públicas, pela Escola de Direito da Universidade do Minho, Braga, Portugal. Doutor em Direito, pelo Centro Universitário de Brasília; Mestre Doutor em Direitos e Garantias Fundamentais, pela Faculdade de Direito de Vitória. Investigador do Centro de Justiça e Governação (JusGov), Grupo JusCrim – Justiça Penal e Criminologia; e Líder do Grupo de Pesquisa “Hermenêutica do Direito Administrativo e Políticas Públicas” do PPGD do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), Brasília/DF.

James Guerra Junior, Centro Universitário de Brasília (UniCEUB)

Doutorando em Direito pelo Centro Universitário de Brasília-UNICEUB. Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí-UFPI. Delegado de Polícia Civil do Estado do Piauí.

Ricarlos Almagro Vitoriano Cunha, Faculdade de Direito de Vitória (FDV)

Doutor em Direito Público (PUC-MG), Doutor em Filosofia (UFRJ), Mestre em Argumentação Jurídica (Universidade de Alicante - Espanha). Professor da Faculdade de Direito de Vitória (FDV)

Downloads

Publicado

29-05-2023

Como Citar

Dezan, S. L., Junior, J. G., & Cunha, R. A. V. (2023). O DIREITO PENAL E O PROCESSUAL PENAL SOB A ÉGIDE DE UMA JURISDICIONALIDADE NO ESTADO CONSTITUCIONAL DE DIREITO. Argumenta Journal Law, (39), 183–204. https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i39.2660

Edição

Seção

Artigos