LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO, INTELIGÊNCIA E ODS: CONTRIBUIÇÕES PARA O APERFEIÇOAMENTO DO SERVIÇO JUDICIÁRIO NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO CEARÁ

Autores

  • Mariana Dionísio de Andrade Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • Eduardo Régis Girão de Castro Pinto Universidade de Fortaleza
  • Paula Valverde Santos Universidade de Fortaleza

Resumo

A pesquisa objetiva responder: de que maneira o LIODS/CNJ pode contribuir para o aperfeiçoamento do serviço judiciário no TJCE? É necessário compreender as potencialidades da tecnologia associada à inteligência artificial e da implementação dos laboratórios de inovação para a modernização judiciária, conhecer o histórico, objetivos e competências do LIODS/CNJ e do Laboratório de Inovação do TJCE, além das experiências exitosas dos laboratórios da RenovaJud. A abordagem é predominantemente qualitativa, centrada em revisão de literatura. Conclui-se que o LIODS/CNJ pode contribuir para o aprimoramento do serviço judiciário no TJCE por favorecer práticas de sustentabilidade e eficiência na gestão processual e judiciária.

Biografia do Autor

Mariana Dionísio de Andrade, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Especialista em Direito Processual Civil pela UNIFOR. Professora do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Direito Processual Civil na UNIFOR, UNI7 e Escola Superior da Magistratura do Ceará – ESMEC. Professora do Curso de Graduação em Direito na Universidade de Fortaleza. Formação em Leadership and Conflict Management pela Stanford University. Formação em Métodos Quantitativos pela UERJ. Pesquisadora do Grupo Epistemologia e Método na Ciência Política Comparada (Cnpq/UFPE). Coordenadora do Projeto Jurimetria e Pesquisa Empírica em Direito - PROPED (Cnpq/UNIFOR). Pesquisadora Bolsista do Projeto Vulnerabilidades do planejamento governamental na pandemia do COVID-19: análise empírica da racionalidade decisória dos tribunais brasileiros em demandas trabalhistas e assistenciais (FEQ/DPDI UNIFOR). Advogada licenciada. Coordenadora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (biênio 2021-2023). Pesquisadora do Grupo Dimensões do Conhecimento do Poder Judiciário da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC), Linha de Pesquisa: Jurimetria e Poder Judiciário. 1ª Secretária IBDCONT/CE (Instituto Brasileiro de Direito Contratual).

Eduardo Régis Girão de Castro Pinto, Universidade de Fortaleza

Doutorando em Direito Constitucional e Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza. Professor do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Processo Civil da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará. Professor dos Cursos de Pós-Graduação lato sensu em Direito Empresarial, Direito dos Contratos e Responsabilidade Civil e Direito do Consumidor, e do Curso de Graduação em Direito na UNIFOR. Coordenador do Projeto Jurimetria e Pesquisa Empírica em Direito - PROPED (Cnpq/UNIFOR). Pesquisador Bolsista do Projeto Vulnerabilidades do planejamento governamental na pandemia do COVID-19: análise empírica da racionalidade decisória dos tribunais brasileiros em demandas trabalhistas e assistenciais (FEQ – DPDI/UNIFOR). Assessor jurídico da 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. Pesquisador do grupo de estudos Dimensões do Conhecimento do Poder Judiciário da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC), Linha de Pesquisa: Jurimetria e Poder Judiciário. Presidente IBDCONT/CE (Instituto Brasileiro de Direito Contratual).

Paula Valverde Santos, Universidade de Fortaleza

Graduanda em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Estagiária da Defensoria Pública da União. Pesquisadora do Projeto Jurimetria e Pesquisa Empírica em Direito PROPED (Unifor). Foi estagiária do TRT da 7° Região. Foi monitora da disciplina de Sociologia Geral e do Direito da Universidade de Fortaleza (Unifor). Foi pesquisadora do Núcleo de Estudos em Ciência Criminais, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Publicado

18-12-2024

Como Citar

Andrade, M. D. de, Girão de Castro Pinto, E. R., & Santos, P. V. (2024). LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO, INTELIGÊNCIA E ODS: CONTRIBUIÇÕES PARA O APERFEIÇOAMENTO DO SERVIÇO JUDICIÁRIO NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO CEARÁ. Argumenta Journal Law, 43(43). Recuperado de https://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/1130