DIREITOS HUMANOS UNIVERSAIS? UM ESTUDO SOBRE O DIREITO À LIBERDADE DE PENSAMENTO A PARTIR DO CASO KIMIGAYO

Autores

  • Iuri Bolesina Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
  • Tássia Gervasoni Faculdade Meridional - IMED

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i27.788

Palavras-chave:

direitos humanos, Kimigayo, liberdade de pensamento, universalidade.

Resumo

Este trabalho, a partir do estudo do caso Kimigayo, em controvérsia envolvendo a liberdade de pensamento de um servidor público no Japão, investigará os sentidos postos e possíveis para a universalidade dos direitos humanos. Para tanto, (I) é preciso reconstruir o caso Kimigayo, desde os fatos que motivaram o conflito até o julgamento e seus efeitos; (II) examinar o direito à liberdade de pensamento contemporaneamente, focando, em especial, nas suas implicações à identidade pessoal e suas peculiaridades no que diz respeito ao servidor público; para, finalmente, responder ao problema proposto (III): em que sentido(s) pode-se falar em direitos humanos universais?

Biografia do Autor

Iuri Bolesina, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Doutorando e Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Especialista em Direito Civil pela Faculdade Meridional – IMED. Professor da faculdade de direito da Faculdade IMED. Advogado.

Tássia Gervasoni, Faculdade Meridional - IMED

Doutora em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS/Universidad de Sevilla. Mestre e Graduada em Direito pela UNISC. Professora na Faculdade de direito da Faculdade IMED. Coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu em Direito, da Faculdade IMED.

Downloads

Publicado

07-03-2018

Como Citar

Bolesina, I., & Gervasoni, T. (2018). DIREITOS HUMANOS UNIVERSAIS? UM ESTUDO SOBRE O DIREITO À LIBERDADE DE PENSAMENTO A PARTIR DO CASO KIMIGAYO. Argumenta Journal Law, (27), 127. https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i27.788