DISCURSOS RACISTAS NA MÍDIA E A REPRESENTATIVIDADE DA MULHER NEGRA NA POLÍTICA

Autores

  • Elvis Gomes Marques Filho Universidade Estadual do Piauí
  • Ana Clara Nascimento Oliveira Universidade Estadual do Piauí
  • Thayssa Sthefany Sousa Saraiva Universidade Federal do Piauí
  • Luciano Silva Figueiredo Universidade Estadual do Piauí

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o processo de ocupação de espaços de poder por mulheres negras, principalmente nos partidos políticos e na mídia televisiva, com vistas a compreender o racismo estrutural e institucional. Quanto à metodologia, utilizou-se a revisão narrativa de literatura sobre feminismo negro, especialmente em relação ao contexto histórico evolutivo do movimento, do papel exercido por mulheres negras na política e da mídia como propulsora de discursos racistas, além de reflexões acerca dos impactos trazidos pela Lei 9.504/97, que estabeleceu normas para as eleições. Também foi realizada análise documental, através dos dados quanti-qualitativos disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, sobre números proporcionais de mulheres negras na política no Brasil. A partir dessa análise, os resultados apontam que existe uma baixa representatividade da mulher negra na política, fator associado ao papel da mídia como propulsora e influenciadora de discursos racistas na sociedade.

Biografia do Autor

Elvis Gomes Marques Filho, Universidade Estadual do Piauí

Professor Dedicação Exclusiva da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Mestre em Direitos Humanos (PPGD/UFMS). Doutorando em Direitos Humanos (PPGD/UFPA). Líder do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensões Esperança Garcia (GEPEG/UESPI/CNPq).

Ana Clara Nascimento Oliveira, Universidade Estadual do Piauí

Graduanda em Direito pela Universidade Estadual do Piauí. Membra do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensões Esperança Garcia.

Thayssa Sthefany Sousa Saraiva, Universidade Federal do Piauí

Mestranda em Geografia pela Universidade Federal do Piauí

Luciano Silva Figueiredo, Universidade Estadual do Piauí

Doutor em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensões Esperança Garcia (GEPEG/UESPI/CNPq)

Publicado

14-02-2024

Como Citar

Gomes Marques Filho, E., Nascimento Oliveira, A. C., Sousa Saraiva, T. S., & Silva Figueiredo, L. (2024). DISCURSOS RACISTAS NA MÍDIA E A REPRESENTATIVIDADE DA MULHER NEGRA NA POLÍTICA. Argumenta Journal Law, 1(40). Recuperado de https://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/1459