POLÍCIA E(M) DEMOCRACIA: A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE VIOLÊNCIA POLICIAL NO BRASIL

Autores

  • Lucas Da Silva Santos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Augusto Jobim do Amaral Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Felipe Da Veiga Dias Faculdade Meridional-IMED

Resumo

A pesquisa tem como tema o sentido dado à violência policial, tendo por base as delimitações analisadas desde a produção acadêmica sobre o tema no Brasil. O objetivo central da pesquisa está em apontar os limites de tais definições visando a tornar visíveis dimensões ignoradas em geral nestas abordagens. Para tanto, realizou-se o levantamento de teses de doutorado, disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que possuem como objeto central de pesquisa a categoria “violência policial”. Tal enfoque justifica-se para se compreender qual o significado atribuído à expressão “violência policial” nas teses objeto da meta-análise. Parte-se, assim, dos seguintes problemas de pesquisa: qual(is) o(s) significado(s) e/ou conceito(s) de “violência policial” atribuídos pelas teses de doutorado? Que tipo(s) de significados são construídos? Conclui-se que as violências imanentes da polícia brasileira e seu exercício de poder soberano, estruturalmente postos, são profundamente limitados por estes vieses, resumindo-se a produzir uma espécie de naturalização da sua condição de existência, apenas passível de alguma gestão de sofrimento.

Biografia do Autor

Lucas Da Silva Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestre em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.
Graduado em Direito pela Faculdade Meridional - IMED. Integrante dos Grupos de Pesquisa: " Criminologia,
Cultura Punitiva e Crítica Filosófica" (PUCRS), coordenado pelo Prof. Dr. Augusto Jobim do Amaral e "Criminologia, Violência e Controle" (IMED), coordenado pelo Prof. Dr. Felipe da Veiga Dias. Advogado.

Augusto Jobim do Amaral, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutor em Altos Estudos pela Universidade de Coimbra (Portugal) e Doutor em Ciências Criminais pela PUCRS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais (Mestrado/Doutorado) da PUCRS

Felipe Da Veiga Dias, Faculdade Meridional-IMED

Pós-doutor em Ciências Criminais pela PUCRS. Doutor em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) com período de doutorado sanduíche na Universidad de Sevilla (Espanha). Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade Meridional (IMED) – Mestrado. Professor do curso de Direito da Faculdade Meridional (IMED) – Passo Fundo – RS. Brasil. Coordenador do Grupo de Pesquisa “Criminologia, Violência e Controle” (IMED). Advogado.

Publicado

16-04-2024

Como Citar

Da Silva Santos, L., Jobim do Amaral, A., & Da Veiga Dias, F. (2024). POLÍCIA E(M) DEMOCRACIA: A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE VIOLÊNCIA POLICIAL NO BRASIL. Argumenta Journal Law, (41). Recuperado de https://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/1641

Edição

Seção

Artigos