PATRIMÔNIO RURAL EM AFETAÇÃO: : UMA ANÁLISE DAS IMPLICAÇÕES PARA O PRODUTOR RURAL
UMA ANÁLISE DAS IMPLICAÇÕES PARA O PRODUTOR RURAL
Resumo
O presente artigo analisa o instituto do patrimônio rural em afetação, introduzido pela Lei nº 13.986/2020, e suas implicações para o produtor rural no Brasil. O patrimônio rural em afetação visa facilitar o acesso ao crédito rural, permitindo que o produtor utilize imóveis rurais como garantia sem comprometer todo o seu patrimônio. Destarte, analisa-se os benefícios proporcionados ao setor agropecuário e os desafios que surgem em casos de insolvência e recuperação judicial do produtor rural. Ainda, são discutidos os impactos das garantias oferecidas aos credores, as limitações impostas ao devedor e as implicações para o agronegócio brasileiro. A análise crítica sugere a necessidade de aprimoramentos legislativos para equilibrar a proteção aos credores com a flexibilidade exigida pelo setor produtivo. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, será feita uma releitura da Lei nº 13.986/2020, que introduziu e regulamentou o regime jurídico desse instituto no ordenamento brasileiro, conhecido como “Lei do Agro”.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Argumenta Journal Law
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC BY-NC-SA 3.0 BR que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.