LIBERDADE DE EXPRESSÃO E SEUS LIMITES: UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS DE ÓDIO NA ERA DAS FAKE NEWS

Autores

  • Gabriela Nunes Pinto da Silva Centro Universitário Alves Faria.
  • Thiago Henrique Costa Silva Universidade Federal de Goiás. Universidade Estadual de Goiás. Centro Universitário Alves Faria.
  • João da Cruz Gonçalves Neto Universidade Federal de Goiás.

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i34.2169

Palavras-chave:

Liberdade de expressão, Notícias Falsas, Discurso de ódio, Ponderação principiológica

Resumo

Este artigo busca abordar os limites da liberdade de expressão, em especial na internet, partindo da análise das fake news e dos discursos de ódio. Com o crescente uso das redes sociais é notável a repercussão de casos que violam a dignidade humana, sob o fundamento do direito à expressão. O problema jurídico enfrentado se estabelece através do embate de valores constitucionais, em que se discute até que momento o direito de liberdade de se expressar deve ser protegido em meio a discursos falsos e opressivos. Concernente à metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental, combinada com a análise qualitativa de casos concretos e jurisprudências, guiada pelo método dedutivo. Assim, o estudo propõe traçar um panorama e compreender a dimensão do direito à liberdade de expressão, analisando o caso Marielle Franco, o caso das eleições de 2018 e as jurisprudências do Tribunal de Justiça de Goiás, do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal, no que tange às fake news e aos discursos de ódio. Ao final, é possível depreender a importância da ponderação dos princípios que norteiam os temas, que, respeitando a razoabilidade, devem servir para evitar abusos e resolver os conflitos com o menor dano possível para os indivíduos envolvidos e para a sociedade em geral.

 

Biografia do Autor

Gabriela Nunes Pinto da Silva, Centro Universitário Alves Faria.

Graduada em Direito e pesquisadora pelo Centro Universitário Alves Faria. Advogada.

Thiago Henrique Costa Silva, Universidade Federal de Goiás. Universidade Estadual de Goiás. Centro Universitário Alves Faria.

Doutorando em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Direito Agrário pela UFG. Graduado em Direito pela UFG. Graduando em Ciências Econômicas pelo Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB). Professor do Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA) e professor substituto da Universidade Federal de Goiás (UFG). Perito Criminal do Estado de Goiás.

João da Cruz Gonçalves Neto, Universidade Federal de Goiás.

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui graduação em Filosofia e Direito pela UFG. Pós-doutor em direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professor associado na Faculdade de Direito da UFG, atuando no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Direito Agrário e coordenando o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos da UFG.

Downloads

Publicado

28-06-2021

Como Citar

Silva, G. N. P. da, Silva, T. H. C., & Gonçalves Neto, J. da C. (2021). LIBERDADE DE EXPRESSÃO E SEUS LIMITES: UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS DE ÓDIO NA ERA DAS FAKE NEWS. Argumenta Journal Law, (34), 415–438. https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i34.2169

Edição

Seção

Artigos