DEMOCRACIA PARTICIPATIVA: OS CONSELHOS GESTORES DE POLÍTICAS PÚBLICAS COMO MECANISMO DE PARTICIPAÇÃO POPULAR

Autores

  • Fernando de Brito Alves Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Matheus Silveira de Souza Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i28.1272

Palavras-chave:

democracia deliberativa, exercício da cidadania, conselhos públicos

Resumo

Considerando o atual contexto democrático de participação popular do Brasil, objetiva-se analisar os institutos que realmente se destacam na interação dos brasileiros com a administração pública, no teor das chamadas políticas públicas. Para tanto, procede-se ao método dedutivo que busca compreender os já existentes conselhos gestores de políticas públicas como forma de buscar sua efetividade democrática. Deste modo, observa-se que tais conselhos existem a fim de permitir essa interação, tanto fiscalizadora, como efetiva para permitir que tais políticas públicas façam parte do cotidiano democrático dos cidadãos, assim é possível concluir que tais conselhos colocam os representantes da sociedade civil e do governo em permanente diálogo sobre questões públicas, permitindo a confrontação de opiniões divergentes e a readequação de preferências e interesses por meio do processo deliberativo. Assim, permitindo o diálogo entre os mais diversos grupos sociais a fim de garantir avanços constitucionais.

 

Biografia do Autor

Fernando de Brito Alves, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Professor Adjunto da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciência Jurídica da UENP. Professor das Faculdades Integradas de Ourinhos.

 

Matheus Silveira de Souza, Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP)

Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Especialista em Direito Costitucional pelo Instituto de Direito Constitucional e Cidadania (IDCC). Mestrando em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP)

 

Downloads

Publicado

30-07-2018

Como Citar

Alves, F. de B., & Souza, M. S. de. (2018). DEMOCRACIA PARTICIPATIVA: OS CONSELHOS GESTORES DE POLÍTICAS PÚBLICAS COMO MECANISMO DE PARTICIPAÇÃO POPULAR. Argumenta Journal Law, (28), 107–124. https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i28.1272

Edição

Seção

Artigos