DIREITOS HUMANOS E MIGRAÇÃO - OS PARADOXOS DA GLOBALIZAÇÃO

Autores

  • Antonio Hilario Aguilera Urquiza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Leonardo Cavallini Ribeiro Mestrando em Direito - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i28.1188

Palavras-chave:

globalização, contatos culturais, migração, direitos humanos

Resumo

O presente artigo é fruto de pesquisa de mestrado em andamento, e tem como finalidade analisar o conceito de globalização, bem como os contatos culturais impulsionados por este fenômeno e a posição dos Direitos Humanos neste contexto. A globalização, muitas vezes, é celebrada como sinônimo dos avanços e do alto grau de desenvolvimento humano alcançado nos últimos tempos. No entanto, o próprio conceito traz em si contradições difíceis de serem ultrapassadas, como as exclusões. Nesse contexto, cabe aos Direitos Humanos defender, promover e garantir que os contatos culturais ocorram de maneira digna, de modo a não gerar populações marginalizadas.

Biografia do Autor

Antonio Hilario Aguilera Urquiza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor da Pós-graduação em Direito da UFMS; professor da Pós-graduação em Antropologia da UFMS e professor colaborador da Pós-graduação em Educação da UCDB.

Downloads

Publicado

30-07-2018

Como Citar

Aguilera Urquiza, A. H., & Ribeiro, L. C. (2018). DIREITOS HUMANOS E MIGRAÇÃO - OS PARADOXOS DA GLOBALIZAÇÃO. Argumenta Journal Law, (28), 217–240. https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i28.1188

Edição

Seção

Artigos