O PRINCÍPIO DO MELHOR INTRESESSE DA CRIANÇA E A APLICAÇÃO EQUIVOCADA DA GUARDA COMPARTILHADA COMO ALTERNADA

Autores

  • Artenira da Silva e Silva Universidade Federal do Maranhão - UFMA.
  • Gabriella Sousa da Silva Barbosa Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i28.1269

Palavras-chave:

Criança, Adolescente, Guarda compartilhada, Guarda alternada, Princípio da autonomia

Resumo

Propõe-se diferenciar as modalidades de guarda compartilhada e alternada, através de revisão de literatura e ainda demonstrar o que pensam e como se sentem 38 crianças e adolescentes que vivenciam a guarda compartilhada, equivocadamente determinada em modalidade alternada, submetidas a entrevistas semiestruturadas, fazendo uso da análise de conteúdo das entrevistas e por fim avaliando que protagonismo eles tiveram ou não  no curso dos processos de determinação de guarda,  litigiosos e ou provenientes de acordos entre os pais e sentenciados entre dezembro de 2014 e julho de 2016, logo, após a guarda compartilhada tornar-se regra no ordenamento jurídico brasileiro.

Biografia do Autor

Artenira da Silva e Silva, Universidade Federal do Maranhão - UFMA.

Pós-doutora em Psicologia e Educação pela Universidade do Porto. Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Saúde e Ambiente pela Universidade Federal do Maranhão, Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente e pesquisadora do Departamento de Saúde Pública e do Mestrado em Direito e Instituições do Sistema de Justiça da Universidade Federal do Maranhão. Coordenadora de linha de pesquisa do Observatório Ibero Americano de Saúde e Cidadania e coordenadora do Observatorium de Segurança Pública (PPGDIR/UFMA/CECGP). Psicóloga Clínica e Forense.

Gabriella Sousa da Silva Barbosa, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduada em Direito pela Unidade de Ensino Superior Dom Bosco - UNDB. Advogada. Mestranda em Direito e Instituições do Sistema de Justiça pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Pesquisadora CAPES.

Downloads

Publicado

30-07-2018

Como Citar

da Silva e Silva, A., & Sousa da Silva Barbosa, G. (2018). O PRINCÍPIO DO MELHOR INTRESESSE DA CRIANÇA E A APLICAÇÃO EQUIVOCADA DA GUARDA COMPARTILHADA COMO ALTERNADA. Argumenta Journal Law, (28), 361–395. https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i28.1269

Edição

Seção

Artigos