AMBIVALÊNCIAS DA ERA MODERNA E A REALIZAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NA SOCIEDADE PÓS-SECULAR

Autores

  • Leonardo da Rocha de Souza Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i25.898

Palavras-chave:

Direitos humanos. Sociedade pós-secular. Democracia deliberativa. História do Direito

Resumo

Este artigo levanta um tema que demonstra a importância de se estudar a História para a compreensão do Direito. O foco é verificar alguns fatos históricos que influenciaram na conquista de importantes direitos humanos, e como isso reflete, ainda hoje, nos erros e acertos de se tentar colocar em prática o que Habermas chama de sociedade pós-secular. A ênfase ocorre na percepção dos avanços e contradições provenientes da Era Moderna e seus efeitos em relação à racionalização, individualização, igualdade social, autonomia, pluralismo, secularização e globalização. Depois, verifica-se como esses temas influenciaram na formação de uma sociedade pós-secular, bem como as dificuldades de sua implementação quando ainda hoje se percebe uma tensão entre fé e saber.

Biografia do Autor

Leonardo da Rocha de Souza, Universidade de Caxias do Sul

Pós-doutorando em Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor e Mestre em Direito (UFRGS). Bacharel em Direito (UNISINOS). Especialista em Ética e Filosofia Política (UCS). Professor adjunto da Universidade de Caxias do Sul, onde atua na graduação e no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Direito como membro do corpo permanente. Pesquisador do Grupo de Pesquisa CNPq "Cultura Política, Políticas Públicas e Sociais" (UCS) e do Grupo de Pesquisa CNPq "Direitos Fundamentais e Novos Direitos" (UFRGS). Procurador do Município de Caxias do Sul/RS. Editor Científico da Revista Juris Plenum Direito Administrativo.

Downloads

Publicado

06-03-2017

Como Citar

Souza, L. da R. de. (2017). AMBIVALÊNCIAS DA ERA MODERNA E A REALIZAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NA SOCIEDADE PÓS-SECULAR. Argumenta Journal Law, (25), 221–242. https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i25.898

Edição

Seção

Direito e História