A LEI DE TERRAS E A IMIGRAÇÃO NA PROVÍNCIA DO PARANÁ

Autores

  • Reinaldo Benedito Nishikawa Instituto Federal do Paraná (IFPR)

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i25.858

Palavras-chave:

Lei de Terras, Imigração, Província do Paraná

Resumo

O fim do tráfico de escravos no Brasil marcou um novo caminho para a imigração. A iminente falta de mão-de-obra levou a criação de políticas de atração de imigrantes, predominantemente europeus, com um duplo papel. Substituir a mão-de-obra escrava e branquear o país. Um dos caminhos utilizados para essa atração, foi a aprovação da Lei de Terras que tinha como um de seus objetivos, garantir terras para o imigrante que estivesse disposto a imigrar para o Brasil. Na Província do Paraná, o imigrante estava destinado a colônias de povoamento com o objetivo de produzir para o mercado interno. Mas até que ponto a Lei de Terras ajudou o processo de imigração? Em grande medida, ela se tornou “letra morta” atendendo o interesse do governo e dos grandes proprietários de terras.

Biografia do Autor

Reinaldo Benedito Nishikawa, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Pós doutorando em História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP) e docente do Instituto Federal do Paraná (IFPR) campus Londrina.

Downloads

Publicado

06-03-2017

Como Citar

Nishikawa, R. B. (2017). A LEI DE TERRAS E A IMIGRAÇÃO NA PROVÍNCIA DO PARANÁ. Argumenta Journal Law, (25), 255–274. https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i25.858

Edição

Seção

Direito e História