A LUTA SUFRÁGICA FEMININA E A CONQUISTA DO VOTO PELAS MULHERES BRASILEIRAS: ASPECTOS HISTÓRICOS DE UMA CAMINHADA

Autores

  • Gisela Maria Bester Programa de Mestrado em Direitos Fundamentais da UNOESC (Universidade do Oeste de Santa Catarina); Programa de Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania do UNICURITIBA (Centro Universitário Curitiba); Pós-Graduações lato sensu da ESMAT (Escola Superior da Magistratura Tocantinense) e da UFT (Universidade Federal do Tocantins).

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i25.907

Resumo

Ao colocar em relevo o sufrágio universal na democracia re­presentativa, este artigo examina a luta sufrágica feminina no Brasil e a conquista do voto como forma de emancipação política da mulher em dado contexto histórico. O estudo abrange o período histórico que vai desde a aparição das primeiras manifestações pelo voto até o da sua efetiva conquista e subsequente constitucionalização (1870-1932-1934). Assim, faz-se um relato dos principais as­pectos do sufragismo brasileiro, situando-se também o contexto sócio-histórico-familiar no qual as mulheres estavam inseridas à época dessa reivindicação político-jurídica, enumerando-se ainda algumas conquistas políticas posteriores à afirmação do direito ao voto.

Biografia do Autor

Gisela Maria Bester, Programa de Mestrado em Direitos Fundamentais da UNOESC (Universidade do Oeste de Santa Catarina); Programa de Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania do UNICURITIBA (Centro Universitário Curitiba); Pós-Graduações lato sensu da ESMAT (Escola Superior da Magistratura Tocantinense) e da UFT (Universidade Federal do Tocantins).

Professora do Programa de Mestrado em Direitos Fundamentais da UNOESC (Universidade do Oeste de Santa Catarina); Professora Visitante (Colaboradora Voluntária) do Programa de Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania do UNICURITIBA (Centro Universitário Curitiba) e Convidada das Pós-Graduações lato sensu da ESMAT (Escola Superior da Magistratura Tocantinense) e da UFT (Universidade Federal do Tocantins). Advogada constitucionalista (OAB/TO). Graduada em Direito pela UNIJUÍ (Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul, 1991). Mestre em Direito pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina, 1996). Doutora (2002) em Direito pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), com um ano de pesquisas desenvolvidas junto à Universidad Complutense de Madrid e à Università degli Studi di Roma – La Sapienza (Doutorado Sanduíche – Bolsista CAPES). Pós-Doutora em Direito Constitucional e Administrativo do Ambiente pela FDUL (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 2016).

Downloads

Publicado

06-03-2017

Como Citar

Bester, G. M. (2017). A LUTA SUFRÁGICA FEMININA E A CONQUISTA DO VOTO PELAS MULHERES BRASILEIRAS: ASPECTOS HISTÓRICOS DE UMA CAMINHADA. Argumenta Journal Law, (25), 327–344. https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i25.907

Edição

Seção

Direito e História