SISTEMA TRIBUTÁRIO NO MODELO GERENCIAL DE ESTADO: ANÁLISE DO PROJETO DE REFORMA TRIBUTÁRIA.

Autores

  • Fábio MARTINS BONILHA CURI Universidade Nove de Julho - UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i19.277

Palavras-chave:

Reforma tributária, modelo-gerencial, Administração Fiscal.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a proposta de reforma tributária que tramita por meio do Projeto de Emenda Constitucional n. 233/08 e verificar o discurso promovido para justificá-la e as reais necessidades de nosso ordenamento jurídico tributário. Isso porque o sistema fiscal adotado pelo Estado é reflexo do modelo de Administração Pública, não por outra razão, as reformas administrativas sempre foram sucedidas de reformas tributárias. Assim, os fundamentos que levaram à criação do atual modelo gerencial de Estado são os mesmos que buscam justificar a reforma tributária, de modo que é necessário fugir do senso comum e identificar os reais motivos da referida reforma para que garantias e direitos não sejam suprimidos. Para tanto, o trabalho utilizará basicamente o método dedutivo e doutrinas já consagradas figurarão como premissas para a conclusão de que as críticas à reforma da Administração Pública também se aplicam ao pretendido no âmbito fiscal.

Biografia do Autor

Fábio MARTINS BONILHA CURI, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Mestre em Direito pela Uninove - área de concentração: Empresa, sustentabilidade e funcionalização do Direito. (2013), Especialista em Direito Constitucional (2011) Graduado em direito pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2006).

Downloads

Publicado

19-03-2014

Como Citar

MARTINS BONILHA CURI, F. (2014). SISTEMA TRIBUTÁRIO NO MODELO GERENCIAL DE ESTADO: ANÁLISE DO PROJETO DE REFORMA TRIBUTÁRIA. Argumenta Journal Law, (19), 219–232. https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i19.277