A PRISÃO E A CONDIÇÃO HUMANA DO RECLUSO

Autores

  • Gilberto GIACÓIA Universidade de Coimbra – Portugal - e Barcelona (UB)- Espanha
  • Denise HAMMERSCHMIDT Universidade Estadual de Maringá-Paraná-Brasil (UEM).
  • Paola Oviedo FUENTES Universidade de Barcelona (UB)-Espanha.

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v15i15.202

Resumo

Este artigo começa com o desenvolvimento histórico do sistema pu-nitivo e a criação da prisão no mundo ocidental, a tentar resolver a situação dos presos sob a perspectiva do interacionismo simbólico, apresentando uma análise sintética sobre os efeitos nocivos da prisão com especial ênfase no trabalho de-senvolvido por Erving Goffman em seu texto “Internados”, onde ele tenta encon-trar os efeitos nocivos de uma instituição total com uma atmosfera estigmatizada, enfocando a reflexão sobre a condição humana do preso e sua qualidade como sujeito de direito. Isso aponta também para a grave crise de confiança no objetivo de ressocialização prisional, apresentado por notórios autores vinculados ao estu-do jurídico-penal.

Biografia do Autor

Gilberto GIACÓIA, Universidade de Coimbra – Portugal - e Barcelona (UB)- Espanha

Procurador Geral da Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná – Brasil Doutor pela Universidade de São Paulo (USP); e Pós-doutor pela Universidade de Coimbra – Portugal - e Barcelona (UB)- Espanha.

Denise HAMMERSCHMIDT, Universidade Estadual de Maringá-Paraná-Brasil (UEM).

Juíza no Brasil do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná Mestra em Direito Penal pela Universidade Estadual de Maringá-Paraná-Brasil (UEM); e Mestra em Criminologia e Sociologia Jurídico Penal pela Universidade de Barcelona (UB)- Espanha.

Paola Oviedo FUENTES, Universidade de Barcelona (UB)-Espanha.

Socióloga no Chile Mestra em Criminologia e Sociologia Jurídico Penal pela Universidade de Barcelona (UB)-Espanha. Artigo submetido em 06/12/2011. Aprovado em 12/12/2011

Downloads

Como Citar

GIACÓIA, G., HAMMERSCHMIDT, D., & FUENTES, P. O. (2013). A PRISÃO E A CONDIÇÃO HUMANA DO RECLUSO. Argumenta Journal Law, 15(15), 131–161. https://doi.org/10.35356/argumenta.v15i15.202

Edição

Seção

Artigos