CRISE DO ENSINO JURÍDICO BRASILEIRO BRAZILIAN LEGAL TEACHING CRISIS

Autores

  • Fernanda Heloisa Macedo SOARES Universitário Eurípides Soares da Rocha (UNIVEM).
  • Maiara Cristina Lima MASSINE Universitário Eurípides Soares da Rocha (UNIVEM).

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v12i12.159

Resumo

No presente trabalho será tratado do tema da crise do ensino jurídico no Brasil, pois juntamente com o Direito o ensino jurídico também está passando por uma crise. Em decorrência de inúmeros fatores históricos e sociais que contribuíram para o aumento da crise apresentada. O ensino jurídico atual é deficitário no sentido de que desde seu surgimento foi criado para a elite da sociedade brasileiro com o intuito de formar profissionais que servissem ao interesse do estado, mas com o decorrer do tempo foi-se percebendo que a falta de acadêmicos críticos atuantes na sociedade trouxeram uma séria de problematizações no âmbito jurídico e social. O exacerbado dogmatismo apresentado nos bancos universitários criou repetidores de normas e não pensadores, que poderiam utilizar do seu conhecimento para construção de uma sociedade melhor e mais justa, conforme é amplamente divulgada pela nossa Constituição Federal.

Biografia do Autor

Fernanda Heloisa Macedo SOARES, Universitário Eurípides Soares da Rocha (UNIVEM).

Mestranda pelo Centro Universitário Eurípides Soares da Rocha (UNIVEM). Bolsista pela Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Maiara Cristina Lima MASSINE, Universitário Eurípides Soares da Rocha (UNIVEM).

Mestranda pelo Centro Universitário Eurípides Soares da Rocha (UNIVEM). Bolsista pela Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).Artigo submetido em 22/03/2010. Aprovado em 25/05/2010.

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