INTERESSE DE AGIR, TUTELA DECLARATÓRIA E A BUSCA DE UMA JURISDIÇÃO EFETIVA

Autores

  • Daniel Marques de CAMARGO * Faculdades Integradas de Ourinhos

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v4i4.31

Resumo

A importância do interesse de agir, representando uma das condições da ação, e a confusão que ainda existe com o interesse material ou substancial. Anotações sobre o binômio “necessidade-utilidade” e “necessidade-adequação”. O delineamento da referida condição quando se tem em vista uma tutela declaratória, que para muitos é a mais pura espécie de tutela jurisdicional. Finalmente, a necessidade cada vez maior de uma jurisdição caracterizada pela efetividade, visando um processo e um ordenamento jurídico que cumpram de modo pleno e eficaz o seu mister.

Biografia do Autor

Daniel Marques de CAMARGO *, Faculdades Integradas de Ourinhos

Professor titular de Introdução ao Estudo do Direito e Ciência Política e Teoria Geral do Estado das  Faculdades Integradas de Ourinhos, advogado, especialista em Processo Civil pela Universidade de Ribeirão Preto e mestrando em Ciência Jurídica pela Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro – FUNDINOPI.

Downloads

Como Citar

CAMARGO *, D. M. de. (2013). INTERESSE DE AGIR, TUTELA DECLARATÓRIA E A BUSCA DE UMA JURISDIÇÃO EFETIVA. Argumenta Journal Law, 4(4), 59–80. https://doi.org/10.35356/argumenta.v4i4.31

Edição

Seção

Artigos