ECONOMIA COMPARTILHADA E UBERIZAÇÃO: o mito da autonomia do proletariado e os riscos da romantização da precarização do trabalho

Autores

  • Vitor de Almeida Garcia Mestrando em Direito pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) - FCHS/Franca; Especialista em Direito de Família e Sucessões pela EBRADI; Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela EPD.
  • Thiago Rodrigues Pereira Pós-doutor em direitos humanos pela Universidade Católica de Petrópolis-UCP; Doutor e Mestre em Direito Público e Evolução Social pela Universidade Estácio de Sá - UNESA/EJ; Professor Associado na Universidade Autónoma de Lisboa - UAL; Diretor Pedagógico do Novo Liceu (www.novoliceu.com)
  • Leonardo Bortolozzo Rossi Mestrando em Direito pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) -FCHS/Franca; Especialista em Ciências Criminais pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP/USP)

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i36.1008

Palavras-chave:

economia compartilhada, capitalismo de plataforma, uberização do trabalho

Resumo

Com o surgimento da economia compartilhada, há uma nova classe de trabalhadores que prestam serviços em plataformas online. Entretanto, essa forma de obtenção de renda insere-se em um ambiente de superficialidade, em que o trabalho pode ser facilmente substituído. O problema a ser pesquisado será identificar se as precárias condições de trabalho, com a sistemática violação de direitos, podem ser contornadas. Assim, a proposta é analisar as (possíveis) estruturas alternativas regulatórias das relações trabalhistas. Para tanto, utiliza-se de pesquisa documental e bibliográfica, com análise qualitativa e exploratória, com o intuito de fornecer maior conhecimento sobre a problemática.

Downloads

Publicado

02-06-2022

Como Citar

Garcia, V. de A., Pereira, T. R., & Rossi, L. B. (2022). ECONOMIA COMPARTILHADA E UBERIZAÇÃO: o mito da autonomia do proletariado e os riscos da romantização da precarização do trabalho. Argumenta Journal Law, (36), 15–40. https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i36.1008

Edição

Seção

Artigos