PARTICIPAÇÃO E LIBERDADE: UM OLHAR SOBRE A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA NO DISCURSO OFICIAL BRASILEIRO À LUZ DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA

Autores

  • Ariel de Jesus Silva Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Ione da Silva Cunha Nogueira Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i37.2422

Palavras-chave:

Infâncias, Deficiência, Discurso Oficial, Sociologia da Infância

Resumo

Este artigo objetiva analisar a tratativa dada pelo discurso oficial brasileiro às infâncias e à deficiência, tendo como base as proposições da Sociologia da Infância. A pesquisa tem abordagem qualitativa, utilizando-se, para o levantamento do acervo normativo analisado, o estudo documental, e, para os aportes teóricos, dos estudos bibliográfica. A pertinência deste estudo se materializa na denúncia sobre a estigmatização, exclusão e invisibilidade das crianças com deficiência em leis e documentos oficiais que deveriam protegê-las. Este estudo permitiu compreender que o discurso oficial apresenta mais aproximações do que distanciamentos em relação às proposições da Sociologia da Infância.

Biografia do Autor

Ariel de Jesus Silva, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestre em educação e graduado em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPTL); Especialista em Direito Administrativo pela Universidade Cândido Mendes (UCAM/RJ) e em Direito do Trabalho pela Faculdade Educamais (UNIMAIS/SP); Graduado em Gestão Empresarial pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC/SP). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Infâncias e Sociedade (GEPES).

Ione da Silva Cunha Nogueira, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/FFC-MAR) na Área de Políticas Públicas e Administração da Educação Brasileira - Faculdade de Filosofia e Ciências - Marília - SP (2010). Mestre em Educação Escolar (2000) e Licenciada em Pedagogia (1996) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/FCL-AR) - Faculdade de Ciências e Letras - Araraquara. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Campus de Três Lagoas - MS atuando na graduação e no PPGE/Mestrado em Educação. É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sociedade (GEPES) da UFMS/Três Lagoas e integrante do grupo de pesquisa Coletivo de Pesquisadores em Políticas Educacionais (COPPE) na Universidade Estadual Paulista -Marília.

Downloads

Publicado

05-09-2022

Edição

Seção

Artigos