PARTICIPAÇÃO E LIBERDADE: UM OLHAR SOBRE A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA NO DISCURSO OFICIAL BRASILEIRO À LUZ DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i37.2422Palavras-chave:
Infâncias, Deficiência, Discurso Oficial, Sociologia da InfânciaResumo
Este artigo objetiva analisar a tratativa dada pelo discurso oficial brasileiro às infâncias e à deficiência, tendo como base as proposições da Sociologia da Infância. A pesquisa tem abordagem qualitativa, utilizando-se, para o levantamento do acervo normativo analisado, o estudo documental, e, para os aportes teóricos, dos estudos bibliográfica. A pertinência deste estudo se materializa na denúncia sobre a estigmatização, exclusão e invisibilidade das crianças com deficiência em leis e documentos oficiais que deveriam protegê-las. Este estudo permitiu compreender que o discurso oficial apresenta mais aproximações do que distanciamentos em relação às proposições da Sociologia da Infância.