PARTICIPAÇÃO E LIBERDADE: UM OLHAR SOBRE A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA NO DISCURSO OFICIAL BRASILEIRO À LUZ DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA

Autores/as

  • Ariel de Jesus Silva Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Ione da Silva Cunha Nogueira Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i37.2422

Palabras clave:

Infâncias, Deficiência, Discurso Oficial, Sociologia da Infância

Resumen

Este artigo objetiva analisar a tratativa dada pelo discurso oficial brasileiro às infâncias e à deficiência, tendo como base as proposições da Sociologia da Infância. A pesquisa tem abordagem qualitativa, utilizando-se, para o levantamento do acervo normativo analisado, o estudo documental, e, para os aportes teóricos, dos estudos bibliográfica. A pertinência deste estudo se materializa na denúncia sobre a estigmatização, exclusão e invisibilidade das crianças com deficiência em leis e documentos oficiais que deveriam protegê-las. Este estudo permitiu compreender que o discurso oficial apresenta mais aproximações do que distanciamentos em relação às proposições da Sociologia da Infância.

Biografía del autor/a

Ariel de Jesus Silva, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestre em educação e graduado em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPTL); Especialista em Direito Administrativo pela Universidade Cândido Mendes (UCAM/RJ) e em Direito do Trabalho pela Faculdade Educamais (UNIMAIS/SP); Graduado em Gestão Empresarial pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC/SP). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Infâncias e Sociedade (GEPES).

Ione da Silva Cunha Nogueira, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/FFC-MAR) na Área de Políticas Públicas e Administração da Educação Brasileira - Faculdade de Filosofia e Ciências - Marília - SP (2010). Mestre em Educação Escolar (2000) e Licenciada em Pedagogia (1996) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/FCL-AR) - Faculdade de Ciências e Letras - Araraquara. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Campus de Três Lagoas - MS atuando na graduação e no PPGE/Mestrado em Educação. É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sociedade (GEPES) da UFMS/Três Lagoas e integrante do grupo de pesquisa Coletivo de Pesquisadores em Políticas Educacionais (COPPE) na Universidade Estadual Paulista -Marília.

Publicado

2022-09-05

Cómo citar

Silva, A. de J., & Nogueira, I. da S. C. (2022). PARTICIPAÇÃO E LIBERDADE: UM OLHAR SOBRE A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA NO DISCURSO OFICIAL BRASILEIRO À LUZ DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA. Argumenta Journal Law, (37), 117–144. https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i37.2422