EM BUSCA DA CIDADANIA DIGITAL BRASILEIRA: ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS FEDERAIS PARA O ENFRENTAMENTO À EXCLUSÃO DIGITAL

Autores

  • Caroline Levergger Costa Universidade Federal de Goiás.
  • João da Cruz Gonçalves Neto Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i39.2700

Palavras-chave:

Cidadania Digital, Inclusão digital, Políticas Públicas

Resumo

Este artigo analisa as políticas públicas federais brasileiras de enfrentamento à exclusão digital, com o objetivo de identificar se o país está em busca de uma cidadania digital. Trata de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório e descritivo que utiliza revisão bibliográfica e documental. No contexto brasileiro, a atuação pública permanece centrada no acesso à tecnologia, desprezando as demais variáveis da inclusão digital. Constatou-se que é emergente a propositura e a implementação de projetos de inclusão digital que se preocupem com a formação da população para o uso da tecnologia, da informação e do conhecimento.

Biografia do Autor

Caroline Levergger Costa, Universidade Federal de Goiás.

Advogada. Professora. Mestranda em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Especialista em Direito Público.

João da Cruz Gonçalves Neto, Universidade Federal de Goiás

Pós-doutor em direito pela Universidade Federal de Santa Catarina e pela Universidad de León na Espanha. Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás. Professor associado na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos da UFG.

Downloads

Publicado

29-05-2023

Como Citar

Costa, C. L., & Gonçalves Neto, J. da C. (2023). EM BUSCA DA CIDADANIA DIGITAL BRASILEIRA: ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS FEDERAIS PARA O ENFRENTAMENTO À EXCLUSÃO DIGITAL. Argumenta Journal Law, (39), 377–396. https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i39.2700

Edição

Seção

Artigos