TERRITÓRIO MULTIDIMENSIONAL, EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E GEOPARK ARARIPE

Autores

  • CRISTOVAO TEIXEIRA RODRIGUES SILVA Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Antonio Basilio Novaes Thomaz de Menezes Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Resumo

Este artigo investiga como o conceito de território multidimensional serve de fundamento para as práticas educativas do projeto Geopark Araripe, na promoção da emancipação humana e integração socioambiental na região do Araripe, Estado do Ceará. Por meio de uma abordagem hipotético-dedutiva e revisão de literatura, parte-se na análise da autodeterminação dos povos como condição para o exercício de Direitos Humanos e da Educação em Direitos Humanos. Em seguida, apresenta-se o conceito de território multidimensional como possibilidade para uma educação decolonial. E por fim, são analisados os elementos materiais e imateriais que compõem o sentido de território na região do Araripe.

Biografia do Autor

CRISTOVAO TEIXEIRA RODRIGUES SILVA, Universidade Regional do Cariri - URCA

Professor do Departamento de Direito da Universidade Regional do Cariri – URCA. Mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba – PPGCJ/UFPB. Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – PPGEd/UFRN. 

Antonio Basilio Novaes Thomaz de Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Professor Titular do Departamento de Filosofia, membro do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) e do Programa de Pós-graduação em Filosofia (PPGFil) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Publicado

29-11-2024

Como Citar

SILVA, C. T. R., & Novaes Thomaz de Menezes, A. B. (2024). TERRITÓRIO MULTIDIMENSIONAL, EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E GEOPARK ARARIPE. Argumenta Journal Law, (42). Recuperado de https://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/1150

Edição

Seção

Artigos