O TRABALHADOR DE BAIXA RENDA EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19 SOB O PRISMA DA BIOPOLÍTICA: O “HOMO SACER” E A INSTAURAÇÃO DO “PARADIGMA DO CAMPO”

Autores

  • Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth UNIJUÍ
  • Rosane Teresinha Carvalho Porto UNIJUÍ
  • Ezequiel Cruz de Souza UNIJUÍ

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i36.2196

Resumo

O artigo analisa a situação vivenciada pelo trabalhador brasileiro de baixa renda durante a pandemia do Covid-19 sob a ótica foucaultiana e agambeniana. Busca-se resposta ao seguinte problema de pesquisa: em que medida se pode afirmar que o trabalhador, notadamente o de baixa renda, no decorrer da pandemia de Covid-19 – a partir da qual o país ocupa o epicentro mundial com quase três milhões de brasileiros infectados e se aproxima de cem mil mortos –, foi transformado em um sujeito homólogo aquele que habita um campo, espaço no qual a produção da vida nua – uma vida desqualificada politicamente e, portanto, impunemente matável – é a expressão máxima da biopolítica do nosso tempo? O texto está dividido em duas seções. A primeira analisa, à luz das filosofias foucaultiana e agambeniana, a escravidão negra, as primeiras décadas dos libertos e a repressão aos trabalhadores no regime militar de 1964. Já a segunda seção investiga a exposição dos trabalhadores ao risco de contágio e morte na pandemia de Covid-19. A fenomenologia hermenêutica foi a metodologia de abordagem empregada. O artigo conclui que o trabalhador, notadamente o de baixa renda, na pandemia de Covid-19, é objeto da biopolítica descrita por Foucault, tendo sua vida exposta de forma desproporcional ao risco de morte pela Covid-19, aproximando-se do homo sacer e do paradigma do campo de Giorgio Agamben.

Biografia do Autor

Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth, UNIJUÍ

Doutor em Direito Público (UNISINOS)
Professor do Curso de Direito da UNIJUÍ
Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos - da UNIJUÍ
Líder do Grupo de Pesquisa Biopolítica & Direitos Humanos (CNPq)
Pesquisador Gaúcho – Edital FAPERGS nº 05/2019

Rosane Teresinha Carvalho Porto, UNIJUÍ

Doutora em Direito (UNISC); Professora do Curso de Direito e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos - da UNIJUÍ; Membro do Grupo de Pesquisa Biopolítica & Direitos Humanos (CNPq).

Ezequiel Cruz de Souza, UNIJUÍ

Advogado. Mestrando em Direito pelo Mestrado Interinstitucional em Direitos Humanos da UNIJUÍ-UNESC.

Downloads

Publicado

02-06-2022

Como Citar

Wermuth, M. Ângelo D., Porto, R. T. C., & de Souza, E. C. (2022). O TRABALHADOR DE BAIXA RENDA EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19 SOB O PRISMA DA BIOPOLÍTICA: O “HOMO SACER” E A INSTAURAÇÃO DO “PARADIGMA DO CAMPO”. Argumenta Journal Law, (36), 119–160. https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i36.2196

Edição

Seção

Artigos