O ESTADO DE EXCEÇÃO NAS DEMOCRACIAS CONTEMPORÂNEAS: A PERDA DO SENTIDO DA VIDA E A INVASÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS

Autores

  • Andressa Sechi Marra Centro Universitário de Maringá - Unicesumar/PR
  • Zulmar Antonio Fachin Unicesumar - Maringá - PR
  • Alessandro Severino Valler Zenni Unicesumar - Maringá - `PR

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i36.2362

Palavras-chave:

Contemporâneo, estado de exceção, liberdade, tecnologias

Resumo

A pesquisa trata do estado de exceção no âmbito das democracias contemporâneas. Tem por objetivo demonstrar a relação entre Direito, violência, exceção e nudez, com impactos nos direitos da personalidade, o que pode ser agravado com o uso de novas tecnologias, especialmente neste século XXI. O texto é desenvolvido na ambiência das sociedades ocidentais contemporâneas, caracterizadas pela garantia de direitos aos seus cidadãos. Tendo como marco teórico ensinamentos de Giorgio Agamben, a pesquisa adota o método hipotético-dedutivo, valendo-se de pesquisa bibliográfica. Considera que o uso das ferramentas digitais favorece a atuação de governos autoritários, ensejando amplo controle destes sobre os atos cotidianos das pessoas. Os resultados da pesquisa apontam para o risco de violação de diversos direitos da personalidade, tornando a vida sem sentido.

Biografia do Autor

Andressa Sechi Marra, Centro Universitário de Maringá - Unicesumar/PR

Doutoranda em Direito junto ao Programa de Pos-Graduação em Ciências Jurídicas da Unicesumar/Maringá/PR. Mestre em Direito pela Unicesumar/Maringá. Especialista em Direito Processual Civil Contemporâneo. Professora e Coordenadora do Curso de Dierito da Unifamma/Maringá/PR. Advogada. Juíza Leiga junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

Zulmar Antonio Fachin, Unicesumar - Maringá - PR

Doutor em Direito Constitucional (UFPR). Mestre em Direito (UEL). Mestre em Ciências Sociais (UEL).  Bacharel em Direito (UEM). Professor de Direito Constitucional na UEL e na Escola da Magistratura do Paraná (Maringá e Londrina). Professor no Curso de Mestrado do Centro Universitário de Maringá.

Alessandro Severino Valler Zenni, Unicesumar - Maringá - `PR

Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (1991), mestrado em Direito Negocial com área específica em Trabalho e Processo do Trabalho pela Universidade Estadual de Londrina (1997) e doutorado em Filosofia do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Pós-Doutor na Universidade de Lisboa. Concursado titular em Direito e Processo do Trabalho na Universidade Estadual de Maringá, Professor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel Univel, professor titular - Faculdades Maringá, professor da União de Faculdades Metropolitana de Maringá, professor T-40 do Centro Universitário de Maringá.

Downloads

Publicado

02-06-2022

Como Citar

Marra, A. S., Fachin, Z. A., & Zenni, A. S. V. (2022). O ESTADO DE EXCEÇÃO NAS DEMOCRACIAS CONTEMPORÂNEAS: A PERDA DO SENTIDO DA VIDA E A INVASÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS. Argumenta Journal Law, (36), 319–342. https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i36.2362

Edição

Seção

Artigos