A DESCONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE MULHER-FAMÍLIA PARA MULHER-PARA-SI: UMA ANÁLISE SOBRE A (RE)INCLUSÃO DAS MULHERES NA SOCIEDADE E NO MERCADO DE TRABALHO CONTEMPORÂNEO.

Autores

  • Maria Victória Pasquoto de Freitas UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL-UNISC
  • Marli Marlene Moraes da Costa UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL- UNISC

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i32.1729

Palavras-chave:

mulher - inclusão na sociedade, emancipação, mercado de trabalho.

Resumo

A pesquisa objetiva contextualizar como se deu a desconstrução do conceito de mulher-família para mulher-para-si, apresentar conceitos sobre a mulher-família e sua luta para conquistar sua subjetividade e demonstrar pesquisas relativas a (re)inclusão de mulheres no mercado de trabalho e na sociedade atual. O problema de pesquisa compreende-se: “Como se deu a evolução do papel de mulher na sociedade e qual sua representatividade atual no mercado de trabalho?”. Foram realizadas pesquisas bibliográficas e análise de dados sobre a participação feminina no mercado de trabalho dos anos de 2010 e 2016, utilizando o método dedutivo, com método de procedimento monográfico.

Biografia do Autor

Maria Victória Pasquoto de Freitas, UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL-UNISC

 

 

[1] Mestranda em Direito com Bolsa Prosuc Capes Modalidade II na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Bacharel em Direito pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP), integrante do Grupo de Estudos Direito, Cidadania e Políticas Públicas da UNISC. Endereço eletrônico: victoriapasquoto@hotmail.com. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.

Marli Marlene Moraes da Costa, UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL- UNISC

[1] Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, com pós-doutoramento em Direito pela Universidade de Burgos - Espanha, com bolsa CAPES. Professora da Graduação e da Pós-Graduação Lato Sensu em Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado da UNISC. Coordenadora do Grupo de Estudos Direito, Cidadania e Políticas Públicas do PPGD da UNISC. Especialista em Direito Privado. Psicóloga com Especialização em Terapia Familiar. Membro do Conselho Consultivo da Rede de Pesquisa em Direitos Humanos e Políticas Públicas. Membro do Núcleo de Pesquisas Migrações Internacionais e Pesquisa na Região Sul do Brasil - MIPESUL. Integrante do Grupo de Trabalho em Apoio a Refugiados e Imigrantes (GTARI/UNISC). Membro do Conselho Editorial de inúmeras revistas qualificadas no Brasil e no exterior. Autora de livros e artigos em revistas especializadas. E-mail:marlim@unisc.br

Downloads

Publicado

31-07-2020

Como Citar

Pasquoto de Freitas, M. V., & Moraes da Costa, M. M. (2020). A DESCONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE MULHER-FAMÍLIA PARA MULHER-PARA-SI: UMA ANÁLISE SOBRE A (RE)INCLUSÃO DAS MULHERES NA SOCIEDADE E NO MERCADO DE TRABALHO CONTEMPORÂNEO. Argumenta Journal Law, (32), 297–316. https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i32.1729

Edição

Seção

Artigos