CRIMINALIZAÇÃO DA LGBTIFOBIA À LUZ DO IDEAL DA RAZÃO PÚBLICA EM JOHN RAWLS

Autores

  • Rainer Bomfim
  • Victória Taglialegna Salles
  • Alexandre Gustavo Melo Franco de Moraes Bahia

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i33.1811

Palavras-chave:

Direito Constitucional. Criminalização da LGBTIfobia. Pluralismo. Tolerância Liberal.

Resumo

Sob uma perspectiva jurídico-investigativa, pretende-se investigar as perspectivas teóricas de John Rawls e confrontá-las com o julgamento da Ação Direita de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) n° 26 que foi julgada em sessão conjunta com o Mandado de Injunção (MI) n° 4733 pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que criminalizou a LGBTIfobia. Para isso, apresenta-se a tramitação da ação com partes integrantes dos votos. Em seguida, expõem-se os conceitos de pluralismo, tolerância liberal e razão pública da teoria de John Rawls para ao final verificar se esses conceitos estão presentes e são pertinentes a análise do caso. A pesquisa vale-se da revisão bibliográfica com dados primários (análise da ações) e dados secundários (que são artigos e teorias pertinentes ao caso).

Biografia do Autor

Rainer Bomfim

Mestrando em Direito pela UFOP.

Victória Taglialegna Salles

Mestranda em Direito pela UFOP. Bolsista CAPES.

Alexandre Gustavo Melo Franco de Moraes Bahia

Doutor, Mestre e Graduado em Direito pela UFMG. Professor do Programa de Mestrado "Novos Direitos, Novos Sujeitos" da UFOP.

Downloads

Publicado

26-01-2021

Como Citar

Bomfim, R., Salles, V. T., & Bahia, A. G. M. F. de M. (2021). CRIMINALIZAÇÃO DA LGBTIFOBIA À LUZ DO IDEAL DA RAZÃO PÚBLICA EM JOHN RAWLS. Argumenta Journal Law, (33), 77–98. https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i33.1811

Edição

Seção

Artigos