(IN)SUSTENTABILIDADE DAS REDES SOCIAIS: OS IMPACTOS DA MANIPULAÇÃO DE DADOS PELAS PLATAFORMAS DE APLICAÇÃO

Autores

  • Álerton Emanuel Poletto Faculdade Meridional - IMED
  • Fausto Santos de Morais Faculdade Meridional - IMED

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i35.2413

Palavras-chave:

Redes sociais, dados pessoais, vigilância, insustentabilidade.

Resumo

Partindo da problemática que no atual modelo de redes sociais pela qual as pessoas podem ser reduzidas a dados comerciáveis e, nesta condição, serem objetificadas e controladas através de mecanismos de predição e manipulação comportamental em busca de ocultas finalidades econômicas ou políticas. Na perspectiva da formação de uma sociedade sustentável, busca-se a minimização dos impactos sociais e democráticos do capitalismo de vigilância e do modelo de redes sociais, pela redução do poder das redes sociais sobre os usuários. A pesquisa auxilia-se de fontes bibliográficas, desenvolvido pelo método fenomenológico-hermenêutico.

Biografia do Autor

Álerton Emanuel Poletto, Faculdade Meridional - IMED

Mestrando em Direito do PPGD da Faculdade Meridional - IMED, membro do Grupo de Pesquisa IAJUS - Inteligência Artificial e Direito. Bolsista PROSUP/Capes. alertonep@gmail.com.

Fausto Santos de Morais, Faculdade Meridional - IMED

Doutor e Mestre em Direito (UNISINOS), coordenador do Grupo de Pesquisas IAJUS – Inteligência Artificial e Direito. Sócio fundador da Associação Ibero-americana de Direito e Inteligência Artificial. Professor da graduação em Direito e PPGD da Faculdade Meridional – IMED.

Downloads

Publicado

02-12-2021

Como Citar

Poletto, Álerton E., & Santos de Morais, F. (2021). (IN)SUSTENTABILIDADE DAS REDES SOCIAIS: OS IMPACTOS DA MANIPULAÇÃO DE DADOS PELAS PLATAFORMAS DE APLICAÇÃO. Argumenta Journal Law, (35), 587–606. https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i35.2413

Edição

Seção

Artigos