PROLIND – A IDENTIDADE ÉTNICA COMO ORIENTADORA DO PROCESSO EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE DE SUA EFETIVAÇÃO NO CAMPUS DA UFMS EM AQUIDAUANA
DOI:
https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i30.1568Palavras-chave:
Constituição Federal de 1988, direito fundamental à educação, direito à educação diferenciada e bilíngue para os indígenas, PROLINDResumo
analisa-se o PROLIND- Programa de Apoio a Formação Superior e Licenciaturas Interculturais Indígenas- como instrumento de efetivação do direito à educação diferenciada. A fundamentação se dá na Constituição de 1988, que estabelece o direito à educação como um direito social, reconhecendo os usos, costumes e tradições indígenas no caput do artigo 231. O PROLIND assegura a formação superior de professores que atuarão em escolas indígenas de educação básica. Com o objetivo de analisar o referido Programa, será abordado o curso de licenciatura intercultural indígena dos Povos do Pantanal, ministrado pela UFMS de Aquidauana. Emprega-se o método exploratório e bibliográfico.
Palavras Chaves: Constituição Federal de 1988; direito fundamental à educação; direito à educação diferenciada e bilíngue para os indígenas; PROLIND