Resenha - A nova segregação - Michelle Alexander

Autores

  • Gustavo de Souza Preussler Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i29.1425

Palavras-chave:

Etnosseletividade, Sistema Penal, Função Política das Criminalizações

Resumo

O entendimento de uma obra por muitas vezes demanda o conhecimento do seu autor; por outras vezes, necessita de uma compreensão do próprio título, que muito diz sobre o objeto a ser estudado. Michelle Alexander é uma advogada de direitos humanos e defensora de grupos afrodescendentes nos Estados Unidos. Também é professora das Universidades de Stanford e Ohio.

A obra The New Jim Crow foi traduzida para o castelhano e para o português com denominações distintas. Na língua espanhola, recebeu o livro da Michelle Alexander a denominação de El color de la justicia; já no Brasil, pela Editora Boitempo (2018), de A Nova Segregação. A razão de diversos títulos para o mesmo livro vem da denominação, própria da cultura estadunidense, que se refere às leis racistas e segregacionistas Jim Crow, que por sua vez levam este nome em referência a um personagem negro e bobo da cultura norteamericana. Seria difícil, nestes processos de tradução, trazer tal figura caricata que não se reporta à nossa cultura, razão pela qual optou-se pelo uso de outros termos que pretendem dizer o mesmo.

Consistiam as leis Jim Crow em um conjunto de leis que se mantiveram ativas até 1965, com origem nos Estados Confederados da Guerra da Secessão, e que pretendiam promover a divisão igual entre sociedade branca e negra, ou seja, segregação. Em determinados lugares, separavam-se os assentos de ônibus e banheiros, avançando ao apartheid educacional e à proibição do direito ao voto. É no crepúsculo destas leis – e talvez em razão disto – que os movimentos de direitos civis, como os de Martin Luther King e Malcom X, e demandas judiciais, como Brown v. Board of Education, visavam o combate destes segregacionismos.

O objeto da obra é o fenômeno supermax, ou seja, o encarceramento em massa, principalmente decorrente da famigerada Guerra às Drogas. A Jim Crow Law deu lugar às leis de tolerância zero e à guerra às drogas. Por isso, fala-se em The New Jim, que no Brasil é denominado de nova segregação racial. Quando se fala em encarceramento em massa, estamos falando de encarceramento em massa dos negros. Nos Estados Unidos, integram os negros e latinos; já no Brasil, os pretos e pardos, denominados negros.

Biografia do Autor

Gustavo de Souza Preussler, Universidade Federal da Grande Dourados

DOUTOR EM DIREITO PELA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Atualmente é professor universitário federal, pesquisador de ciências criminais. É professor do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado Multidisciplinar) em Fronteiras e Direitos Humanos.

Downloads

Publicado

25-02-2019

Como Citar

Preussler, G. de S. (2019). Resenha - A nova segregação - Michelle Alexander. Argumenta Journal Law, (29), 411–414. https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i29.1425

Edição

Seção

Artigos