EDUCAÇÃO E PARTICIPAÇÃO: ANÁLISE SOBRE O EXERCÍCIO DE DIREITOS E O DESENVOLVIMENTO

Autores/as

  • Mônica Teresa Sousa Universidade Federal do Maranhão
  • João Carlos da Cunha Moura Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i18.295

Resumen

O presente texto mira analisar o direito à educação e o direito político da participação de forma conjunta, promovendo a si mesmos como instrumentos e fins pela sua prática efetiva, conduzindo um modelo de desenvolvimento. O artigo se baseia nas análises desenvolvimentistas promovidas por Amartya Sen, na trilha do desenvolvimento como liberdade e também nas análises de direitos à educação e à participação política como direito político, bem como sua função educativa que fomenta debates. Analisa os direitos à educação e participação de maneira ampla, como relacionais devendo ser abertas as vias que oportunizem tal exercício. Busca uma breve investigação no sentido de trazer à tona que os caminhos proporcionados para e pelo(a) debate, função educativa e organização na sociedade fomentando a si próprios em um círculo virtuoso.

Biografía del autor/a

Mônica Teresa Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Doutorado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professora Adjunta da Universidade Federal do Maranhão , Brasil

João Carlos da Cunha Moura, Universidade Federal do Maranhão

Mestrando pela Universidade Federal do Maranhão

Publicado

2013-09-09

Cómo citar

Sousa, M. T., & Moura, J. C. da C. (2013). EDUCAÇÃO E PARTICIPAÇÃO: ANÁLISE SOBRE O EXERCÍCIO DE DIREITOS E O DESENVOLVIMENTO. Argumenta Journal Law, (18), 273–293. https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i18.295