O QUE É SER MENINA? IDENTIDADE E SIGNIFICADOS DA FEMINILIDADE INFANTIL E ADOLESCENTE NA CIDADE DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO

Autores/as

  • Artenira da Silva e Silva Programa de Pós-Graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça da Universidade Federal do Maranhão.
  • Almudena García Manso Universidade Rey Juan Carlos

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v1i26.1064

Palabras clave:

Menina, Identidade, Oportunidades

Resumen

Este trabalho é uma metodología do abordagem exploratória sobre a auto-percepção de meninas no Nordeste do Brasil e sua situação social no Estado do Maranhão. Vamos abordar a construção da identidade e da feminilidade, os papéis de gênero nessas meninas. Mas também na possível a detecção de casos de violência contra meninas-se a família, violência doméstica ou machista. Foi realizada uma abordagem metodológica indutiva-dedutiva, com base em técnicas qualitativas a serem considerados: a observação participante e 11 entrevistas semi-estruturadas em profundidade. A amostra foi intencional estratégica correspondente a meninas com idades entre 6 e 16, escolhidos a partir de 6 escolas públicas (rurais e urbanas) nos municípios de São Luís (38,2%),  Caxias (22,3%), Presidente Dutra (29,2%)  e Santo Antônio dos Lopes (10,3%).

Palavras-chave: Menina. Masculinidade. Feminilidade. Identidade. Oportunidades.

Biografía del autor/a

Artenira da Silva e Silva, Programa de Pós-Graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça da Universidade Federal do Maranhão.

Pós Doutora em psicologia pela Universidade do Porto. Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia. Docente e pesquisadora do departamento de saúde pública e do programa de pós graduação de direito e instituições do sistema de justiça da Universidade Federal do Maranhão. Pesquisadora do Observatorium Ibero Americano de Saúde e Cidadania, Membro do Núcleo de Estudos de Direito Constitucional PPGDIRUFMA. Atuais linhas de investigação: proteção integral de crianças, adolescentes e mulheres, efetividade da justiça, segurança jurídica e bioética. Email: artenirassilva@hotmail.com.

Almudena García Manso, Universidade Rey Juan Carlos

Doutora em sociologia do departamento de comunicação II e ciências sociais na Universidade Rey Juan Carlos. Membro do grupo de pesquisa Methaodos.org. Atuais linhas de investigação: sociologia do gênero, sociologia do corpo e da saúde, sociologia da sexualidade, imigração e intercâmbio cultural e ainda novas tecnologias e inovação. Tem publicado em diversas revistas nacionais e internacionais de bom impacto científico. Email: almudena.manso@urjc.es

Publicado

2017-08-08

Cómo citar

e Silva, A. da S., & Manso, A. G. (2017). O QUE É SER MENINA? IDENTIDADE E SIGNIFICADOS DA FEMINILIDADE INFANTIL E ADOLESCENTE NA CIDADE DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO. Argumenta Journal Law, 1(26), 239–264. https://doi.org/10.35356/argumenta.v1i26.1064