DA EDUCAÇÃO À CIDADANIA

Autores/as

  • Fabiana Polican CIENA Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro – FUNDINOPI

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v8i8.100

Resumen

Esta pesquisa ressalta a conseqüência da introdução histórica dos direitos sociais na compra do eleitorado brasileiro, para só então conferir alguns direitos políticos à população. Contempla a falta de identificação nacional para o alcance de participação popular nas decisões sobre políticas públicas. Aponta falhas na prestação estatal, através de suas funções executiva, legislativa e judiciária no tocante à assistência social, ao emprego e à saúde, concentrando estudos no descaso com o direito fundamental à educação e no papel transformador do Poder Judiciário na atualidade. Analisa a necessidade do ato jurisdicional de prevenção de  criminalidade na busca de qualidade da estrutura material e humana do sistema público de ensino, principalmente nos serviços de apoio, imprescindíveis à inclusão social verdadeira de determinados alunos evadidos, agora infratores e de suas famílias desestruturadas. Denuncia a necessária efetividade de educação ambiental para futura gestão ambiental participativa. Resgata o ideal de melhor eficiência na destinação dos recursos públicos, guiando-se pelos princípios orçamentários da unidade, universalidade, responsabilidade, legalidade e economicidade. Conclui que a escolha orçamentária que não respeita a vinculação constitucional obriga a revisão pelo Poder Judiciário.

Biografía del autor/a

Fabiana Polican CIENA, Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro – FUNDINOPI

Advogada graduada pela Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro – FUNDINOPI, especialista em Direito do Estado com ênfase em Direito Constitucional pela Universidade Estadual de Londrina – UEL, mestranda em Ciência Jurídica pela FUNDINOPI, bolsista da CAPES e professora voluntária da FUNDINOPI. (Submissão 16/04/08. Aprovação 06/05/08)

Cómo citar

CIENA, F. P. (2013). DA EDUCAÇÃO À CIDADANIA. Argumenta Journal Law, 8(8), 125–150. https://doi.org/10.35356/argumenta.v8i8.100

Número

Sección

Artigos