PERSPECTIVAS DE JUSTIÇA EM SALA DE AULA: REFLEXÕES A PARTIR DO USO DO LIVRO “JUSTIÇA: O QUE É FAZER A COISA CERTA” DE MICHAEL SANDEL
DOI:
https://doi.org/10.35356/argumenta.v1i26.1095Abstract
Este artigo analisa duas abordagens de justiça descritas no livro de Michael Sandel Justiça: O que é fazer a coisa certa. Livro que uso nas minhas aulas de Ciência Política e que gerou impacto positivo entre os alunos do curso de Direito. Diante do exposto, pretendemos analisar alguns dos eixos de análise propostos por Sandel que tiveram maior impacto nos alunos. No entanto, não se trata apenas de rever o livro em questão, mas sim de tomá-lo como ponto de partida para uma discussão aprofundada das abordagens da justiça decorrentes da teoria política. Neste artigo, destacamos a metodologia utilizada por Michael Sandel para refletir e aprofundar as abordagens que ele aborda no livro e analisar os limites e desdobramentos políticos da abordagem utilitarista de justiça, bem como os dilemas de duas perspectivas liberais da Justiça: O liberalismo igualitário e o modelo libertário. Acredita-se que esta exposição da proposta de Michael Sandel ajude a tornar o ensino da teoria política mais acessível ao público em geral.